quarta-feira, 27 de maio de 2015

RIVAIS



"Amem os seus inimigos e façam o bem aos que os odeiam, abençoe os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam." Lucas 6.27-28


Muitas vezes queremos que Deus nos vingue, castigando aqueles que nos prejudicaram. Davi chegou a pedir que a morte apanhasse seus inimigos de surpresa e eles descessem vivos à sepultura (Salmo 55.15).
Você pode argumentar que não tem inimigos declarados. Pense, então, naquelas pessoas que tornam a sua vida mais difícil por meio de engano, desrespeito e até violência. 


Jesus ensinou que devemos amar nossos inimigos (veja o versículo em destaque). Como é difícil fazer isso! Pensamos que tais pessoas não merecem nosso amor - mas esquecemos que nós também não merecíamos o amor de Deus. Contudo, Ele ama os bons e os maus. Cristo morreu para reconciliar com Deus até mesmo aqueles que o crucificaram. 
Tenho de admitir: não sou capaz de amar assim. Preciso da ajuda de Deus a cada dia. Somente por amor a Ele posso abandonar minhas restrições pessoais e retribuir o mal com o bem. É mais fácil amar apenas quem é agradável e confiável, e que me ama também - mas até as pessoas sem Deus fazem isso! Os cristãos têm de ir além e surpreender os outros fazendo aquilo que eles não esperam. Jesus disse que devemos orar por eles e também demonstrar em ações concretas nosso amor. Se eles não mudarem de atitude, problema deles - nós mudamos! Não seremos mais motivados pelas ações dos outros, mas pelo desejo de obedecer a Deus.


Quer livrar-se dos seus inimigos? Ame-os!

terça-feira, 26 de maio de 2015


SEJA LIVRE DE TODA A ANSIEDADE



"Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas." Lucas 10.41


Você já se pegou ansiosa com alguma coisa em algum momento da sua vida? Aposto que sim.
Fala a verdade: é horrível não é? Eu pelo menos odeio me sentir assim rsrs. 
Mais o que seria a ansiedade? A ansiedade nada mais é do que a falta de fé. 
Quando ficamos ansiosas por algo mostramos para Deus que não confiamos realmente Nele e em suas promessas.


Eu sempre fui ansiosa; quando queria uma coisa tinha que ser a minha maneira e na hora em que queria.  Sofri tanto por conta da minha ansiedade. E consequentemente acabava tomando decisões precipitadas devido a essa falta de paciência.
Um exemplo foi quando decidi que queria ser mãe pela segunda vez. Na época meu marido não queria, afinal nossa filha já estava grande e com a chegada de um bebê teríamos que começar tudo de novo: noites em claro, gastos com fraldas, enxoval e etc. 
Mais eu insistia com essa ideia ao ponto de brigarmos diversas vezes por isso. De tanto insistir com esse assunto acabei convencendo ele de que seria bom termos outro filho, seria até mesmo uma companhia para a nossa pequena Duda. Porém, ele sempre me dizia: "Calma, na hora certa você vai engravidar."
Calma? Quem disse que eu tinha calma? Todo mês era a mesma coisa, quando eu via que não estava grávida começava a chorar e questionar a Deus por isso.



Até que em uma noite sozinha no banheiro e em meio as lágrimas, eu abri meu coração ao Senhor. Contei a Ele as minhas frustrações de não conseguir engravidar de novo e os motivos que me levaram a ter essa decisão de ser mãe pela segunda vez. 
Me lembro que naquela noite eu falei tudo o que guardava em meu coração; eu me abri completamente na Presença de Deus. E quando saí daquele banheiro, saí com a certeza de que Ele me ouviu e de que na hora certa ia me atender.
Eu depositei Nele a minha ansiedade e quando eu menos esperei estava grávida; e detalhe estava esperando um lindo menino que sempre foi meu sonho desde criança (mais esse assunto de "sonho de infância" fica para uma outra oportunidade).
Hoje eu aprendi a esperar em Deus. Sei que não é fácil mais quando eu percebo que a ansiedade quer tirar a minha paz. Já me coloco de joelhos e clamo ao Senhor, depositando Nele a ansiedade e confiança.


Quando esperamos em Deus somos surpreendidos. Porque o que Ele tem preparado para nós é melhor do que o que temos pedido para Ele. 

segunda-feira, 25 de maio de 2015

MEDO



"Os nossos olhos estão atentos ao Senhor, ao nosso Deus, esperando que ele tenha misericórdia de nós." Salmo 123.2b


O medo é uma das características da vida humana. É a ideia ou sentimento de que alguma desgraça esteja iminente. Nem mesmo aqueles que conviviam diariamente com Jesus deixaram de sentir isso. Eles já deviam estar bem preocupados por estar num barco em meio à agitação do mar da Galileia. Jesus não estava com eles e o vento soprava mais forte. De madrugada (Mateus 14.25), eles ficaram realmente apavorados ao ver alguém andando sobre as águas. Os discípulos, aterrorizados, pensaram que fosse um fantasma (Mateus 14.26). Jesus teve de se identificar: "Sou eu! Não tenham medo" (v 20). Em Mateus 14 lemos que quando Cristo entrou no barco o vento cessou.


Desde o dia em que Adão e Eva desobedeceram a Deus, o ser humano passou a ter medo. Ele pode destruir relacionamentos, criar dificuldades no dia a dia, agravar uma doença e produzir ansiedade. As pessoas constantemente falam do receio de que os negócios não deem certo ou que os filhos façam escolhas erradas. Para elas, o futuro é incerto. Falhamos quando queremos afastar nossos temores por nossas próprias forças: acabamos criando outros problemas para aqueles que estão ao nosso redor. 



Então, a quem podemos levantar os nossos olhos para vencer o medo? Que tipo de ajuda buscamos? O autor do versículo em destaque era um homem que provavelmente também tinha seus temores. Não sabemos exatamente quais eram eles. O Salmo era cantado enquanto os fiéis enfrentavam os perigos durante a viagem a Jerusalém. Ele sugere a todos os peregrinos que estão a caminho da eternidade que levantem os seus olhos para o Senhor, que é o nosso Deus. Ele é o Pastor que nos conduz, está presente e se relaciona conosco, sabe que todos temos medos e entende que não podemos caminhar sozinhos. Devemos, portanto, passar a ele a direção completa da nossa vida.


Quando Jesus está presente, não há motivo para medo.

domingo, 24 de maio de 2015

O SEGREDO DA VITÓRIA


Todos nós conhecemos a história de Abraão, sabemos que Deus agiu na vida dele em todos os sentidos: vida sentimental, financeira e etc. Mais você saberia me dizer qual foi o segredo de Abraão para ter uma vida totalmente abençoada por Deus?
Em Hebreus 11.8 diz: "Pela fé Abrão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia."

Quando Deus chamou Abraão para sair da casa de seu pai; Abraão não questionou a Deus e muito menos ficou pensando se deveria ou não obedecer aquela voz. Ele não conhecia Deus, não tinha o visto, mas ainda assim quando Deus falou com ele na mesma hora ele obedeceu ao seu chamado.
Vemos então que o segredo para ter uma vida abençoada em todos os sentidos está simplesmente na OBEDIÊNCIA a voz de Deus.

Quantas são as vezes em que Deus fala com nós, pedindo algo, ou nos mostrando o caminho em que devemos seguir e nós o questionamos? Não obedecemos ao Seu chamado, ficamos tentando negociar com Deus... Mais com Deus não tem negociação, não tem jeitinho... Quando Ele fala devemos OBEDECER na mesma hora sem nem ao menos questioná-lo.

E diz mais: "Pela fé peregrinou na terra da promessa, como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus.
Pela fé, até a própria Sara recebeu a virtude de conceber um filho, mesmo fora de idade, porquanto teve por fiel aquele que lho havia prometido." Hebreus 11- 9.11

Quando somos obedientes a voz de Deus até quem está ao nosso redor é abençoado. Vemos aqui no caso que por causa da obediência de Abraão até sua esposa foi abençoada por Deus dando a luz Isaque. E Isaque consequentemente foi herdeiro também das promessas feitas por Deus. 


Eu desafio você a me mostrar na Bíblia algum herói da fé que obedeceu a Deus e teve uma vida fracassada... Seja ele homem ou mulher, mostre-me qual teve uma vida fracassada. Vemos na história mesmo de Abraão quando ele e seu sobrinho Ló foram se separar. Ló preferiu ir para as campinas do Jordão enquanto Abraão e sua família foi para o deserto.
Olhando pelos olhos físicos era para Ló ter se dado bem nessa jornada. Afinal ele estava em uma terra boa, enquanto Abraão foi para o deserto com a sua família.

Mais lá nas campinas do Jordão, Ló não obedecia a voz de Deus então ele acabou perdendo tudo o que tinha. Quando eles sairão de Sodoma e Gomorra, Deus ordenou que eles não olhassem para trás mais a esposa de Ló desobedeceu mais uma vez a voz de Deus e na mesma hora ela virou uma estátua de sal.
Ló acabou sem nada e com as suas filhas morando em uma caverna, ou seja, acabou perdendo tudo o que tinha e ficando na miséria. Já Abraão mesmo no deserto foi honrado por Deus devido a sua OBEDIÊNCIA.

Devemos ser como Abraão e todos os outros heróis da fé; devemos OBEDECER a Deus em tudo o que Ele mandar ou pedir para nós. Fazendo isso eu duvido Ele não nos honrar em todos os sentidos da nossa vida. Obedecendo a Deus não só nós seremos abençoados quanto aqueles que estiverem ao nosso lado e toda a nossa descendência. Quando obedecemos a Deus não só somos abençoados quanto também nos tornamos forte espiritualmente. Então talvez você se encontra ai fraco espiritualmente e não sabe porque, eu lhe pergunto: será que você realmente tem obedecido a Deus? Eu acredito que não, porque se realmente estivesse você não estaria fraco e sim forte. Você não estaria vivendo uma vida desgraçada e sim uma vida plena e abençoada.

Obedecer pode até não ser fácil mais é necessário para se ter uma vida abençoada em todos os sentidos e principalmente para se receber o Espírito Santo porque Deus jamais irá dar o Espírito Dele para quem não O obedece. Pense nisso


quinta-feira, 21 de maio de 2015

NOEMI E RUTE

Essa é uma história de determinação, perseverança e fidelidade a Deus, mesmo quando as circunstâncias são difíceis. Noemi vivia em Belém com seu marido Elimeleque e seus dois filhos Malon e Quilion. Por causa da fome em Judá, a família precisou se refugiar na terra de Moabe onde viveram tempos de prosperidade. Seus filhos se casaram com mulheres moabitas: Rute e Órfã. Tudo ia bem até que a morte sobreveio à sua casa. Seu marido e seus dois filhos morreram, deixando-a viúva e sem descendentes, pois, suas noras não geraram filhos. Noemi se viu perdida, triste, abandonada e sozinha em uma terra estrangeira, restando somente suas duas noras.


Diante desse quadro trágico e aparentemente sem saída, Noemi não deixou de crer em Deus. Mesmo em seus questionamentos e indignações, ao invés de desistir e se prostrar, ela tomou a decisão de voltar para a sua terra natal. Não sabendo o que lhe aguardava lá, decidiu voltar para o seu povo, sabendo que o Senhor lhe abençoaria de alguma forma. Nutrindo um amor especial pelas suas noras, não achou justo submetê-las a um futuro incerto, e mandou-as de volta para a casa de seus pais. Em meio à dor da separação Órfã concordou, mas Rute decidiu seguir sua sogra.


O que podemos aprender com Noemi é que, mesmo diante da tragédia, ela não ficou se lamentando. Mesmo triste e sem esperança, tomou a decisão de deixar seu passado para trás e ir em busca do "novo" que Deus haveria de lhe dar. Noemi não manteve presa às suas perdas. Por isso sua história não acabou ali, ela não desistiu da vida, ela sabia que de alguma forma Deus mudaria seu destino.


Vemos em Noemi uma pessoa especial, pois nutriu com suas noras um relacionamento tão profundo e consistente que na hora da despedida elas não queriam deixá-la. Seu relacionamento com Deus era tão profundo e verdadeiro que influenciou Rute não apenas a segui-la, mas também a fazer uma das mais profundas alianças de amor com ela e com o Deus que ela cria. Aprendemos com Noemi a importância de estabelecermos relacionamentos sadios, sermos mulheres que influenciam pessoas com nosso amor e cuidado, testemunhando que realmente cremos num Deus vivo e verdadeiro.


Hoje em dia, muitas pessoas fazem declarações negativas sobre suas sogras. Muitas vezes, a figura de uma sogra tem sido o alvo de chacotas e piadas. Mas, em Noemi e Rute, vemos um grande exemplo de bom relacionamento. Por isso, o Senhor mudou essa história. Rute se casou e teve filhos que perpetuaram a linhagem de Noemi. Se elas ficassem pressas ao passado, e não tomassem a decisão de prosseguir crendo no Senhor, não teriam experimentado a bênção da restituição de Deus.


Como uma mulher que ama ao Senhor, procure ver a Sua mão agindo em sua vida mesmo nas situações difíceis em que você não vê saída. Creia que Deus está no controle de tudo que lhe acontece e confie incondicionalmente que "todas as coisas contribuem para o bem daqueles que ama a Deus." (Romanos 8-28)






Além do Átrio







FOME ESPIRITUAL




"Estão chegando os dias... em que enviarei fome a toda essa terra." (Am 8.11a)


Estas palavras foram proferidas pelo profeta Amós acerca de 750 anos antes de Cristo, e parece que estamos novamente observando nos dias atuais o seu cumprimento. Mesmo nas igrejas espalha-se uma assustadora seca espiritual. É verdade que existem movimentos, igrejas e comunidades que vivem abarrotados de gente, em que muitos esperam encontrar algo diferente que traga um pouco de esperança. São multidões famintas acotovelando-se em busca de curas, milagres e prosperidade.
Contudo, muito do que está sendo oferecido não é o verdadeiro pão enviado do céu, não produzirá vida, mas causará anemia espiritual. "O pão de Deus (Jesus Cristo) é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo" (Jo 6.33). Do mesmo modo como Deus enviou o maná diariamente para o povo de Israel quando peregrinava pelo deserto, Jesus Cristo desceu até nós como o pão vivo para sustentar o nosso espírito hoje e sempre.



Portanto, pode haver curas, manifestações, sinais e prodígios, promessas de prosperidade, empolgação, bandas animadas e todo um aparato que impressiona, mas se Jesus Cristo, o verdadeiro pão que sacia a fome espiritual, não for o foco de tudo, nada daquilo terá valor. Não passa de ruído, conforme o mesmo profeta Amós denuncia em Am 5.23-24.
Amós advertiu que este alimento, a Palavra de Deus, poderia ficar escassa e difícil de encontrar. Hoje ela está amplamente disponível, anunciando que Jesus Cristo é o pão de Deus que sacia a fome espiritual. Não seja vítima de raquitismo espiritual, faminto do verdadeiro pão de Deus. 
Faça como o povo de Israel no deserto fez com o pão físico: recolha cada dia da Palavra de Deus, a Bíblia, a sua porção do verdadeiro alimento espiritual. Mais não viva somente de Palavra e sim de fé e atitudes de fé. Porque vemos também hoje em dia muitas pessoas que conhecem a Bíblia inteira, mas não vive aquilo que prega. 


Por que passa fome espiritual se a Bíblia oferece um banquete tão abundante?

quarta-feira, 20 de maio de 2015






TEMPOS DIFÍCEIS



"Nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis." 2 Tm 3.1

Nos dias em que vivemos somos rodeados por um emaranhado de geradores de conflitos, medos e inseguranças. Em consequência, é visível o aumento da marginalidade, a angústia pela perda do emprego, da falta de perspectiva de vida e da baixa autoestima de quem precisa sustentar a família com um salário mínimo. 
Os tempos são difíceis e de lutas. Na época de João, discípulo de Jesus, também havia muitos conflitos, o povo passava por dores, e miséria, e o sustento da vida não era nada fácil. Nessas circunstâncias, João assumiu a missão de proclamar a vinda de Jesus Cristo como a luz do mundo (Jo 8.12). Testemunhar a sua fé era a tarefa que Deus lhe confiara. Esse foi o seu maior objetivo.


Para os cristãos, ter fé significa crer em Jesus Cristo como Filho de Deus, compreender que Ele morreu na cruz em nosso lugar e entregar a vida a Ele. Isso tem como consequência enfrentar os desafios do evangelho aqui e agora, e também não nos acomodarmos com esses tempos difíceis em que vivemos. A fé não pode ser apenas um discurso - ela tem que ser colocada em prática. Isso implica nos empenharmos para que a dor, o sofrimento, a angústia e a destruição da morte sejam revertidos em sinais concretos de vida. Ou seja, os cristãos cabe servir ao próximo na igreja e na comunidade.


Existe muito a ser feito; basta olharmos ao nosso redor com mais atenção. A cada novo amanhecer renovam-se as esperanças e os desafios de sermos testemunhas do amor de Deus. Como Paulo escreveu: "Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração" (Rm 12.12) e "Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança Nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo" (Rm 15.13).

Esperança sem Cristo é apenas ilusão





HOJE TEM NOITE DE SALVAÇÃO EM UMA IGREJA UNIVERSAL MAIS PERTO DE VOCÊ




BOA QUARTA-FEIRA




terça-feira, 19 de maio de 2015