quinta-feira, 21 de maio de 2015

NOEMI E RUTE

Essa é uma história de determinação, perseverança e fidelidade a Deus, mesmo quando as circunstâncias são difíceis. Noemi vivia em Belém com seu marido Elimeleque e seus dois filhos Malon e Quilion. Por causa da fome em Judá, a família precisou se refugiar na terra de Moabe onde viveram tempos de prosperidade. Seus filhos se casaram com mulheres moabitas: Rute e Órfã. Tudo ia bem até que a morte sobreveio à sua casa. Seu marido e seus dois filhos morreram, deixando-a viúva e sem descendentes, pois, suas noras não geraram filhos. Noemi se viu perdida, triste, abandonada e sozinha em uma terra estrangeira, restando somente suas duas noras.


Diante desse quadro trágico e aparentemente sem saída, Noemi não deixou de crer em Deus. Mesmo em seus questionamentos e indignações, ao invés de desistir e se prostrar, ela tomou a decisão de voltar para a sua terra natal. Não sabendo o que lhe aguardava lá, decidiu voltar para o seu povo, sabendo que o Senhor lhe abençoaria de alguma forma. Nutrindo um amor especial pelas suas noras, não achou justo submetê-las a um futuro incerto, e mandou-as de volta para a casa de seus pais. Em meio à dor da separação Órfã concordou, mas Rute decidiu seguir sua sogra.


O que podemos aprender com Noemi é que, mesmo diante da tragédia, ela não ficou se lamentando. Mesmo triste e sem esperança, tomou a decisão de deixar seu passado para trás e ir em busca do "novo" que Deus haveria de lhe dar. Noemi não manteve presa às suas perdas. Por isso sua história não acabou ali, ela não desistiu da vida, ela sabia que de alguma forma Deus mudaria seu destino.


Vemos em Noemi uma pessoa especial, pois nutriu com suas noras um relacionamento tão profundo e consistente que na hora da despedida elas não queriam deixá-la. Seu relacionamento com Deus era tão profundo e verdadeiro que influenciou Rute não apenas a segui-la, mas também a fazer uma das mais profundas alianças de amor com ela e com o Deus que ela cria. Aprendemos com Noemi a importância de estabelecermos relacionamentos sadios, sermos mulheres que influenciam pessoas com nosso amor e cuidado, testemunhando que realmente cremos num Deus vivo e verdadeiro.


Hoje em dia, muitas pessoas fazem declarações negativas sobre suas sogras. Muitas vezes, a figura de uma sogra tem sido o alvo de chacotas e piadas. Mas, em Noemi e Rute, vemos um grande exemplo de bom relacionamento. Por isso, o Senhor mudou essa história. Rute se casou e teve filhos que perpetuaram a linhagem de Noemi. Se elas ficassem pressas ao passado, e não tomassem a decisão de prosseguir crendo no Senhor, não teriam experimentado a bênção da restituição de Deus.


Como uma mulher que ama ao Senhor, procure ver a Sua mão agindo em sua vida mesmo nas situações difíceis em que você não vê saída. Creia que Deus está no controle de tudo que lhe acontece e confie incondicionalmente que "todas as coisas contribuem para o bem daqueles que ama a Deus." (Romanos 8-28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário