terça-feira, 9 de junho de 2015

Quem manda?

"Eu confio em Ti, Senhor, e digo: Tu és o meu Deus." Salmos 31.14


Todos temos de decidir quem vai mandar em nossa vida. Lendo a Bíblia, vemos que Adão e Eva dispensaram o controle de Deus e resolveram agir a seu modo; Abraão largou uma cultura idólatra para seguir a orientação divina; Israel resolveu construir um bezerro de ouro; Josué pediu ao povo que tomasse uma posição e escolhesse Deus ou os deuses de seus vizinhos... E a sua vida, é controlada por quem?


O dinheiro promete uma vida segura e tranquila, com bens e conforto, mas é uma propaganda enganosa. Sabemos que a riqueza é instável, pois pode ser roubada, e isso gera preocupação constante. Também escraviza quem a possui, que sempre quer ter mais e passa a ver as pessoas como objetos que podem dar lucro. Tudo e todos têm de se adequar a mim e servir para o meu benefício. E Deus, o que promete? Em Mateus 6.25-34, vemos que Deus cuida de suas criaturas, é confiável e sabe do que precisamos - lembrando que Jesus se refere às necessidades básicas, e não tudo o que queremos. Aquilo que realmente precisarmos, Deus vai nos dar.


Uma ressalta tem de ser feita: escolher Deus não significa, necessariamente, optar pela pobreza ou abrir mão da nossa própria personalidade. Com Deus no controle, tanto o dinheiro como a nossa vontade não serão nossa prioridade máxima. Esta será fazer o que o nosso Senhor quer.
Não há como dividir com vários senhores o controle de nossa vida. Jesus estava pensando em um escravo, que não podia pertencer a dois donos. Como Deus requer adoração exclusiva, se alguém decidir dividir sua lealdade a Deus com as riquezas, já escolheu que o dinheiro será seu dono. 
Pensando em tudo isso, pergunto: Qual desses senhores é o mais digno de nossa devoção? Você já fez a sua escolha? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário