sábado, 9 de maio de 2015

LUTAS


"O Senhor, o seu Deus, é quem lutará por vocês." Deuteronômio 3.22b


Em geral, achamos que somos fortes e podemos resolver sozinhos nossos problemas. Afinal, quem é batalhador alcança o sucesso, certo? Porém, há problemas e inimigos que não são assim tão facilmente derrotados. Há conflitos que só venceremos com o auxílio do Senhor - e para isso precisamos parar de lutar com nossas próprias forças e deixar que Ele lute por nós. Os israelitas aprenderam essa lição do modo mais difícil. Primeiro, Deus ordenou que conquistassem Canaã, mas eles tiveram medo. Então, deveriam ir para o deserto, onde morreriam devido à sua desobediência. O inconstante povo de Deus decidiu, então, lutar. Deus avisou que lutaria sem seu apoio, e eles foram arrasados.


Infelizmente, muitas vezes agimos como eles. Tomamos decisões importantes sem consultar o Senhor, ou então deliberadamente escolhemos fazer o oposto daquilo que Ele orientou. Gastamos toda a nossa energia lutando... e não superamos os obstáculos. Como o texto de hoje mostra, quando desobedecemos ao Senhor, lutamos sem seu auxílio e somos derrotados. Devemos admitir que dependemos de Deus e que não conseguimos mais. Estamos caídos no ringue e precisamos de alguém que nos ajude a levantar.


Quando Deus nos socorre, tudo muda. Ele luta e sua força nunca acaba. Você já viu Deus ser derrotado? Pois é, com Ele lutando por nós, a vitória é garantida. Israel experimentou isso pouco depois (leia Dt. 2.30 - 37) e também em vários momentos de sua história. A vitória dependia da confiança em Deus e da obediência a Ele.
Em nossa vida também é assim, Quando seguimos a orientação de Deus, as lutas vêm, mas temos quem nos ajude. Deus age ao nosso favor, em seu tempo e a seu modo. Não precisamos esgotar as nossas forças, pois o Senhor dos Exércitos está ao nosso lado. 
Então, você prefere lutar sozinho só para mostrar que é forte ou pedir logo o auxílio do Senhor para vencer os desafios de sua vida? 


Deixe Deus decidir suas lutas - aproveite-as para se fortalecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário