quarta-feira, 29 de abril de 2015

ESSE TEM QUE SER O NOSSO OBJETIVO





VOCÊ JÁ OROU HOJE?






EVA

A PRIMEIRA MULHER


Já fazia cinco dias que Deus estava trabalhando na criação da terra. Ele definiu os limites do dia e da noite; posicionou o sol, a lua e as estrelas no céu; separou os mares dos continentes, e produziu a vegetação e os animais de toda a espécie: tudo estava feito e era bom! Tudo devidamente colocado no seu lugar num cenário maravilhoso, funcionando de um modo harmonioso e perfeito. Parecia que a criação estava completa...


Mas não. O último ato da criação divina estava por vir no sexto dia, e essa seria sua obra prima - a criação do ser humano! Primeiro Deus criou o homem, Adão. Em seguida, de acordo com Gênesis 2:18 onde Deus disse "não é bom que o homem esteja só, farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda", a mulher foi criada como reflexo da perfeição divina por meio da feminilidade. E Adão a chamou Eva, que significa "mãe de todos os seres humanos" (Gênesis 3:20).


Os dois passaram a morar no jardim chamado Éden. Tudo na vida de Eva parecia tão bom. Ela fora criada à imagem e semelhança de Deus. Vivia ao lado de seu companheiro e tinha a responsabilidade da multiplicação da raça humana através da maternidade, sem esquecer que toda criação lhe era sujeita. Seu lar era tipo ideal, pois tinha uma união perfeita. Eva era uma ajudadora idônea e vivia com Adão num ambiente maravilhoso, até o momento da tentação e da queda de ambos.


Ao falarmos de Eva, sempre acabamos nos lembrando da desobediência ao mandamento de Deus e do seu fracasso junto com Adão ao comerem do fruto proibido, além do efeito desastroso que isso trouxe para toda a humanidade ao longo da história. Seria esse o fim da sua missão? Estaria Eva impedida de cumprir seu propósito de vida?


Não! O seu nome não perdera o significado da promessa: "mãe de todos os seres humanos". Da morte surgiu a vida; da escuridão, a luz; do fim, um novo começo. Eva foi a mãe de toda a humanidade. E da sua descendência, um dia nasceu Jesus -  o Salvador de todos os homens.


Da mesma forma, nada está acabado em nossas vidas. Nada está irremediavelmente perdido. Deus tem promessas para cada uma de nós e pode perfeitamente transformar nosso fracasso em vitória! Basta crer. 





CONFIE... O NOSSO DEUS VAI DERRUBAR ESTA MURALHA




PRAZER

Já viu um pai coruja? É o que admira e exalta as qualidades do filho, para quem pequenas ou grandes conquistas são sempre celebradas como grandiosas. É bom ser elogiado pelo pai ou pelos pais, e saber que somos motivo de orgulho, alegria e prazer para alguém. É bom saber que somos amados, não é? O evangelho de Lucas narra um momento desses em que Deus se revela como um pai orgulhoso e feliz por seu Filho Jesus. Tudo começa a acontecer no momento em Jesus, junto com outros, está sendo batizado. Mas ao orar, o próprio Espírito Santo vem até Jesus na forma de uma pomba. Um momento singular, em que o Deus triúno (Pai, Filho e Espírito Santo) se reúne para marcar o início do ministério terreno de Jesus. Nesse momento, o Pai solta um elogio ao Filho: "Você é o meu filho a quem amo e em quem eu tenho prazer." E o texto continua dizendo que Jesus tinha 30 anos quando teve essa experiência com o Pai, ao iniciar seu ministério.


É complicado tentar explicar a Trindade - a existência de um único Deus que se manifesta em três pessoas. Porém, não é nada complicado ver o tipo de relação que permeia a Trindade: amor, incentivo, palavras doces e prazer, entre outras. Mais do que dar explicações teológicas Jesus simplesmente nos remete ao Pai pela ação do Espírito Santo, dando-nos a chance de espelharmos nossos relacionamentos no dele(s). Mais do que discutir doutrinas, Jesus convida seus seguidores a trazer para dentro de suas vidas e relacionamentos o mesmo padrão que ele desfruta com o Pai e o Espírito Santo. E mais, somos convidados a desfrutar do amor de Deus, dando-lhe prazer e alegria ao vivermos a vida com base em um relacionamento amoroso com Ele e com nossos semelhantes.

Jesus nos convida a voltar ao Pai e o Espírito Santo nos conduz até ele.

Base bíblica: Lucas 3.21-22


BOM DIA PRINCESAS

QUE SEU DIA SEJA MUITO ABENÇOADO


terça-feira, 28 de abril de 2015

Você já leu a Bíblia hoje?




ESTER


Quando a beleza e a coragem se misturam



O livro de Ester narra uma história fascinante como um bom romance. Nesse drama, que se passa na Pérsia, temos três personagens principais: a linda heroína judia (Ester) que salva o seu povo; o herói (Mordecai) que salva a vida do rei; e o vilão corrupto e cruel (Hamã) que prova do seu próprio veneno pagando com a vida a sua conspiração.


Ester foi criada por seu primo Mordecai, pois seus pais haviam morrido quando ela era muito nova. Um dia, o rei Assuero pediu para seus oficiais procurarem mulheres bonitas e virgens, para uma delas substituir a rainha Vasti, que fora deposta por insubordinação (Ester 1.10-12). Atualmente, esse evento seria como um concurso de beleza ou um reality show, com a diferença de que a escolhida se tornaria realmente rainha. O rei Assuero gostou de Ester e a escolheu. Foi assim que ela passou a usar a coroa real. Mas havia um detalhe: ela não contou que era judia (Ester 2.8-20).


Então a rainha Ester soube que Hamã, o ministro favorito do rei, queria matar todos os judeus do Império por causa de um ressentimento que ele tinha contra Mordecai. Primeiro ela teve medo, mas depois foi procurar o rei, mesmo sabendo que conversar com ele, sem autorização, poderia ser motivo para a sua morte (Ester 4.7-11). Ela venceu seu medo e fez com que o rei a chamasse ao ficar no pátio, em frente aos seus aposentos. Assuero prometeu fazer seu desejo. E Ester começou o seu plano sábio, chamando o rei e Hamã para um banquete. E assim Ester fez por duas vezes, porém, na segunda, colocou sua coragem e sabedoria em prática, delatando o plano de Hamã contra o povo judeu (Ester 7.1-10).


Provavelmente, o rei Assuero viu em Ester mais que sua beleza. Ele viu seu caráter e por isso passou a confiar nele. Como isso aconteceu? Isso só foi possível porque Ester era uma mulher sábia. Ela tinha o conhecimento de que muitas pessoas seriam mortas, mas não poderia agir sem pensar, para não cometer erros, e para que seu marido acreditasse nela. Antes de falar para Assuero o que estava acontecendo, ela o chamou para o banquete, ou seja, primeiro o agradou, o serviu. Com certeza, Ester deve ter preparado o prato que ele mais gostava e, claro, se vestiu adequadamente.


O que Ester fez foi conquistar a confiança do seu marido, agradando-o com suas atitudes e depois contando a verdade. O que mais toca meu coração nessa linda história da rainha Ester. Se não fosse sua ousadia, todos os judeus seriam dizimados. Ester não ficou apenas no jejum e na oração, também elaborou um plano de ação para abordar o rei da melhor maneira a fim de livrar seu povo da morte.


Como Ester, vivemos sem saber o que está acontecendo no oculto. Mas Aquele que controla a história, e que diante de Seus olhos todas as coisas estão nuas e patentes, sabe e conhece aqueles que intentam o mal contra seus filhos; e sempre os livra.
SEJA UMA MULHER DE ORAÇÃO









Esposa de Noé

"Mas prometo fazer uma aliança com você, e você entrará na arca com sua mulher, seus filhos e suas noras." Gênesis 6:18


Quem foi a esposa de Noé? Não conhecemos o seu nome, mas sabemos que ela cuidava bem de sua casa e de sua família. Ela viveu num tempo em que o mundo estava corrompido pelo pecado. A maldade cresceu de tal maneira na terra, que todo tipo de violência e abusos eram praticados. As pessoas daquela época não se importavam mais em obedecer a Deus.


Um dia, seu esposo Noé recebeu um chamado de Deus. O próprio Senhor falou de sua tristeza em criar a humanidade por causa do caminho que ela havia tomado, indo para longe Dele. Em função disso, Deus decidiu mandar um dilúvio sobre toda a terra para destruir tudo o que tinha vida e respirava.


Mas Noé e sua família agradavam ao Senhor, e por isso eles seriam salvos dessa tragédia ao construir uma Arca na qual pudessem se abrigar. A mulher de Noé creu no que Deus falou com seu marido. Ela escolheu seguir e obedecer a Deus, em vez de seguir os costumes do mundo daquela época.


Com certeza, seu exemplo de vida e fé encorajou seu marido, seus filhos e noras. Não foi fácil para ela deixar sua casa, sua vida e ir para um futuro desconhecido. Mas, ela creu que Deus estava no controle de tudo e que cuidaria de tudo também.


Depois do dilúvio, eles ainda ficaram durante mais de um ano morando dentro da Arca, protegidos e guardados por Deus. Quando eles saíram, encontraram um mundo novo, em que eles teriam a responsabilidade e a oportunidade de gerarem as nações.


Que alegria para a esposa de Noé ver o lindo arco-íris da promessa no céu, confirmando a aliança do amor de Deus com sua família e com toda a humanidade!


Uma vida de obediência pode não ser fácil, mas será grandemente abençoada!
Não precisamos saber para onde estamos indo, se confiarmos que Deus está nos guiando.




Base bíblica: Gênesis 6 a 9